terça-feira, 14 de julho de 2009

Discutindo os impostos em sala de aula

Você paga com toda certeza, mas provavelmente não sabe a diferença entre imposto, taxa e contribuição de melhoria. E sabia que, além de pagar tudo isso, você ainda paga contribuições previdenciárias? A carga tributária do Brasil é maior do que a dos Estados Unidos, do Japão e da Austrália. Só perde para a de países como a Dinamarca e a Suécia. Tudo isso para sustentar um governo cujos gastos estão 25% acima da média internacional, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Na seção Cidadania, do UOL Educação, a Página 3 Pedagogia & Comunicação explica o que são tributos e mostra porque o brasileiro paga tanto imposto, numa linguagem simples e acessível ao estudante do ensino médio. A intenção do artigo era esclarecer os jovens contribuintes (pois o adolescente paga vários impostos indiretos) e levar à sala de aula a discussão sobre o vínculo essencial entre o cidadão e o Estado. Mas, por sua simplicidade e abrangência, ele acabou sendo reproduzido até no site da Unafisco - o sindicato dos auditores fiscais.

Leia o texto. Ele certamente vai ajudá-lo a compreeender o verdadeiro assalto a que somos submetidos diariamente, enquanto as autoridades constituídas não se dignam a promover uma reforma tributária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário