segunda-feira, 22 de junho de 2009

Plano Real

Comemoram-se neste ano os 15 anos do Plano Real, um plano de estabilização econômica que mudou a face do Brasil. Para explicar o assunto aos usuários do UOL, a Página 3 foi direto à fonte e entrevistou Sérgio Fausto, assessor do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que na época atuava no Ministério da Fazenda e participou da elaboração do plano. Confira:

Plano Real

Fim da inflação e conquista da estabilidade econômica

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação

Durante a segunda metade do século 20, o Brasil foi o país com a maior inflação em todo o mundo. Essa difícil trajetória só foi interrompida em 1994, com a implantação do Plano Real, que tornou estável a economia brasileira. Esse período da história do país é relatado e explicado a seguir numa entrevista com o cientista político Sérgio Fausto, ex-assessor do Ministério da Fazenda.

O que é inflação?
Inflação é o aumento dos preços de bens e serviços comercializados numa economia. O contrário chama-se deflação. A inflação não se refere a um ou outro preço tomado individualmente. Ela se refere sempre à média de um conjunto de preços. Só para fins de raciocínio, imagine uma economia na qual cinco bens e serviços sejam transacionados. A inflação é o aumento médio dos preços desses bens e serviços em um determinado intervalo de tempo. (Leia mais.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário